quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Gyrosteus mirabilis
Gyrosteus mirabilis foi uma espécie de peixe primitivo de nadadeiras raiadas que viveu durante o período Jurássico Inferior na região onde hoje se encontra o Reino Unido. Este peixe media 5 metros de comprimento.
Mojoceratops perifania
Mojoceratops perifania foi uma espécie de dinossauro ceratopsídeo herbívoro que viveu durante a metade do período Cretáceo na região do Canadá. Este dinossauro possuía dois longos chifres levemente curvados para cima que lhe sreviam de boa arma de defesa. Provavelmente esta espécie media de 5 a 6 metros de comprimento.
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Mosasaurus sp.
Mosasaurus foi um gênero de répteis marinhos pré-históricos que viveram no final do período Cretáceo nos mares da Europa Ocidental. Esses répteis eram carnívoros e alimentavam-se principalmente de répteis marinhos menores, tartarugas e ammonites. As espécies deste gênero mediam por volta de 8 a 12 metros de comprimento.
As espécies reconhecidas como válidas pela maioria dos pesquisadores são: Mosasaurus hoffmanni, Mosasaurus missouriensis, Mosasaurus lemonnieri e Mosasaurus beaugei.
Mosasaurus hoffmanni
Mosasaurus missouriensis
Espécie não identificada
Kryptops palaios
Kryptops palaios foi uma espécie de dinossauro terópode carnívoro que viveu durante o período Cretáceo Inferior no Níger. Este dinossauro é conhecido como o mais antigo abelissaurídeo descoberto até hoje. Esta espécie media por volta de 6 a 7 metros de comprimento.

domingo, 21 de novembro de 2010
Pinacosaurus sp.
Pinacosaurus foi um gênero de dinossauros ankylosaurios herbívoros que viveram durante o final do período Cretáceo na Mongólia e China. Como todos os outros animais de sua família, estes possuiam uma grande e arredondada formação óssea no final cada cauda e uma armadura óssea que revestia boa parte de seus corpos. Os dinossauro deste gênero mediam cerca de 4 a 5,5 metros de comprimento e 1,5 metros de altura.
As espécies deste gênero são: Pinacosaurus grangeri e Pinacosaurus mephistocephalus.
As espécies deste gênero são: Pinacosaurus grangeri e Pinacosaurus mephistocephalus.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Liaoningornis longidigitris
Liaoningornis longidigitris foi uma espécie de ave que viveu durante o período Cretáceo Inferior na China. Esta ave tinha aproximadamente o tamanho de um pardal e é considerada bem avançada e evoluida para sua época ( Cretáceo Inferior). Sua alimentação provavelmente era formada de frutos e insetos.
Notobatrachus degiustoi
Notobatrachus degiustoi foi uma espécie de anfíbio ( sapo ) pré-histórico que viveu durante o período Jurássico Médio na região onde hoje se encontra a Patagonia. É bastante parecido com um sapo moderno e é considerado bem evoluido para sua época. Seu tamanho era semelhante ao de um sapo comum.
Germanodactylus sp.
Germanodactylus foi um gênero de pterossauros onívoros que viveram durante o período Jurássico na região onde hoje se encontra a Alemanha. Este gênero possuia apenas duas espécies, e a principal característica que os diferenciava era a maior envergadura e a presença de uma crista óssea em uma das espécies. A envegadura desses animais iam de 3,2 a 3,5 metros de comprimento.
As espécies deste gênero são: Germanodactylus ramphastinus e Germanodactylus cristatus.
As espécies deste gênero são: Germanodactylus ramphastinus e Germanodactylus cristatus.
Germanodactylus ramphastinus
Huayangosaurus taibaii
Huayangosaurus taibaii foi um dinossauro stegosaurio herbívoro que viveu durante o período Jurássico Médio na região onde hoje se encontra a China. Este dinossauro tinha 4,5 metros de comprimento e provavelmente se defendia com seus espinhos que vinham desde a cauda ao pescoço.
Huaxiagnathus orientalis
Huaxiagnathus orientalis foi um dinossauro terópode carnívoro que viveu durante o começo do período Cretáceo na região onde hoje encontramos a China. Este dinossauro foi um dos maiores de sua família ( Compsognathidae ), mas mesmo assim seria pequeno em relação ao homem, pois tinha apenas 70 cm de altura e 1,8 metros de comprimento.
Armadillosuchus arrudai
Armadillosuchus arrudai foi um crocodilo primitivo que viveu durante o período Cretáceo Superior na região onde hoje se encontra o Brasil. Este crocodilo fóssil é caracterizado por suas grandes placas ósseas que cobriam boa parte de seu corpo e o protegiam. Ele media em torno de 2 metros de comprimento.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Eustreptospondylus exoniensis
Eustreptospondylus exoniensis foi um dinossauro terópode carnívoro que viveu durante o período Jurássico Médio na região onde hoje encontramos a Inglaterra. Este dinossauro media 7 metros de comprimento e 3 metros de altura. Estudos dizem que o Eustreptospondylus oxoniensis alimentava-se principalmente de carniças.

Proterosuchus yuani
Proterosuchus yuani foi um réptil pré-histórico do gênero Proterosuchus que viveu durante o período Triássico na região onde hoje se encontra a China. Não ha muitas diferenças entre esta espécie e Proterosuchus fergusi ( outra espécie deste gênero ). Ele media em torno de 2 metros de comprimento.
Excalibosaurus costini
Excalibosaurus costini foi um réptil marinho ictiossauro que viveu durante o período Jurássico Inferior na região onde hoje encontramos a Inglaterra. Provavelmente sua alimentação era formada de crustáceos e moluscos. Este animal media em torno de 7 metros de comprimento.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Rhabdodon sp.
Rhabdodon foi um gênero de dinossauros ornitópodes herbívoros que viveram durante o final do período Cretáceo em boa parte da Europa. Os dinossauros deste gênero mediam em torno de 4,5 metros de comprimento e 2 metros de altura. Este gênero pode ser considerado um elo perdido entre Iguanodontes e Hypsilophodontes, pois as espécies do gênero possuem muitas características desses outros dinossauros.
As espécies deste gênero são: Rhabdodon septimanicus e Rhabdodon priscus.

As espécies deste gênero são: Rhabdodon septimanicus e Rhabdodon priscus.
Estas são reconstruções da espécie Rhabdodon priscus.
Agujaceratops mariscalensis
Agujaceratops mariscalensis foi uma espécie de dinossauro ceratopsídeo que viveu durante o período Cretáceo Superior na região onde hoje se encontra o Texas. Os primeiros fósseis desta espécie foram coletados em 1938, mas só em 2006 o gênero Agujaceratops foi oficialmente catalogado.
Lophostropheus airelensis
Lophostropheus airelensis foi um dinossauro terópode que viveu durante o final do período Triássico na região onde hoje encontramos a França. Este animal alimentava-se provavelmente de pequenos mamíferos e pequenos répteis. Estima-se que devia medir em torno de 4 a 5 metros de comprimento e de 3 a 4 metros de altura.
sábado, 13 de novembro de 2010
Gallimimus bullatus
Gallimimus bullatus foi um dinossauro terópode onívoro que viveu durante o final do período Cretáceo na Mongólia. Este dinossauro media 4 metros de comprimento e 2 metros de altura. Sua alimentação era formada de plantas, insetos e pequenos mamíferos. Estima-se que esses animais podiam correr pouco mais de 60 km por hora.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Tupuxuara longicristatus
Tupuxuara longicristatus foi uma espécie de pterossauro do gênero Tupuxuara que viveu durante o período Cretáceo Inferior no Brasil. Diferentemente de outras espécies de seu gênero, este tinha uma crista mais longa que terminava em uma ponta. Sua envergadura media provavelmente 5,5 metros.
Riojasuchus tenuisceps
Riojasuchus tenuisceps foi uma espécie de crocodilo primitivo que viveu durante o período Triássico na Argentina. Esse animal vivia na beira de rios se alimentando provavelmente de peixes.
Eotyrannus lengi
Eotyranus lengi foi uma espécie de dinossauro terópode carnívoro que viveu durante o período Cretáceo Inferior na região onde hoje se encontra o Reino Unido. Este dinossauro possuia pescoço e braços alongados e bem desenvolvidos. Ele media cerca de 6 metros de comprimento.

Tastavinsaurus sanzi
Tastavinsaurus sanzi foi uma espécie de dinossauro saurópode que viveu durante o período Cretáceo Inferior na Espanha. Ele media de 5 a 6 metros de altura e de 4,5 a 5 metros de comprimento. Provavelmente este animal alimentava-se de folhas de árvores baixas ou folhas de arbustos.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Leptolepis sp.
Leptolepis foi um gênero de peixes teleósteos que viveram durante o período Jurássico na região onde hoje se encontra a Australia. Eram peixes que mediam por volta de 30 cm de comprimento e assemelhava-se a um moderno arenque. Os peixes deste gênero alimentavam-se provavelmente de pequenos animais invertebrados marinhos.
As espécies mais populares deste gênero são: Leptolepis dubia, Leptolepis talbragarensis, Leptolepis koonwarriensis, Leptolepis opercularis, Leptolepis knorrii, Leptolepis bronni, Leptolepis brodiei e Leptolepis sprattiformis.
As espécies mais populares deste gênero são: Leptolepis dubia, Leptolepis talbragarensis, Leptolepis koonwarriensis, Leptolepis opercularis, Leptolepis knorrii, Leptolepis bronni, Leptolepis brodiei e Leptolepis sprattiformis.
Leptolepis koonwarriensis
Leptolepis talbragarensis
Acanthopholis horridus
Acanthopholis horridus foi uma espécie de dinossauro do grupo ankylosauria que viveu durante o início do período Cretáceo na região da Inglaterra. Este dinossauro possuía longos espinhos acima de seu pescoço e seu comprimento provavelmente foi de 3 a 5 metros.


Bambiraptor feinbergi
Bambiraptor feinbergi foi um dinossauro terópode carnívoro que viveu durante meados do período Cretáceo no Canadá. Este era um dinossauro de tamanho médio, pois media apenas um metro de comprimento. Provavelmente deveria se alimentar de pequenos mamíferos, pequenos répteis e outros pequenos animais.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Repenomamus sp.
Repenomamus foi um gênero de mamíferos primitivos que viveram durante o período Cretáceo Inferior na China. Os animais deste gênero mediam em torno de 50 cm a um pouco mais de 1 metro de comprimento, o maior deles era Repenomamus giganticus com um pouco mais de 1 metro de comprimento. O mais interessante desses animais é a incrível alimentação da espécie R. giganticus que era formada principalmente por pequenos dinossauros.
As espécies deste gênero são: Repenomamus robustus e Repenomamus giganticus.
As espécies deste gênero são: Repenomamus robustus e Repenomamus giganticus.
Iberomesornis romerali
Iberomesornis romerali foi uma espécie de ave primitiva que viveu durante o início do período Cretáceo na Espanha. Era uma ave de pequeno porte, medindo de 10 a 15 cm de envergadura. Provavelmente estas aves deviam se alimentar de insetos e pequenos répteis que viviam em árvores.
domingo, 24 de outubro de 2010
Styracosaurus albertensis
Styracosaurus albertensis foi um dinossauro ceratopsídeo que viveu durante o final do período Cretáceo em Alberta, Canadá. Ele possuia vários espinhos em seu crânio, o tamanho total de seu corpo chegava a 6 metros de comprimento e 2 metros de altura. Provavelmente sua alimentação era formada de plantas de médio porte ou plantas rasteiras.
Há também outras espécies que precisam ser melhor analisadas para serem atribuídas ao gênero Styracosaurus.

Há também outras espécies que precisam ser melhor analisadas para serem atribuídas ao gênero Styracosaurus.
Stygimoloch spinifer
Stygimoloch spinifer foi uma espécie de dinossauro da micro-ordem pachycephalosauria, que viveu no final do período Cretáceo nos Estados Unidos. Este dinossauro chama a atenção por seus ornamentos pontiagudos em seu crânio. Seu tamanho chegava a aproximadamente 2,2 metros de comprimento e 1 metro de altura.
sábado, 23 de outubro de 2010
Xiphactinus audax
Xiphactinus audax foi um peixe primitivo que viveu durante a metade do período Cretáceo na América do Norte, Europa, Austrália e Canadá. Foi um dos maiores peixes que viveu nos oceanos daquela época, tendo em média, 7 metros de comprimento.

Angustinaripterus longicephalus
Angustinaripterus longicephalus foi um pterossauro que viveu durante o período Jurássico Médio na região onde hoje se encontra a China. Os dentes deste pterossauro eram afiados e pontiagudos, o tamanho de sua envergadura é considerada média.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Muttaburrasaurus langdoni
Muttaburrasaurus langdoni foi um dinossauro ornitópode que viveu durante o período Cretáceo Inferior no nordeste da Austrália. Este dinossauro era herbívoro e media cerca de 8 metros de comprimento. Tinha uma forte mandíbula e uma estrutura oca acima de seu focinho que provavelmente lhe servia para emitir sons de comunicação.
Assinar:
Postagens (Atom)